História

A cidade de Aruanã está, estrategicamente, localizada no encontro dos rios Vermelho e Araguaia, na planície de um grande vale.

Sua praça principal expõe fragmentos de uma caldeira adquirida por Couto Magalhães que investiu na navegação no século 19, quando trouxe um barco a vapor para navegar de Aruanã a Belém do Pará.

 

A cidade de Aruanã possui uma vista privilegiada dos encantos do rio Araguaia, um dos mais belos rios do mundo! Dispõe de infraestrutura para receber bem seus visitantes: hotéis e pousadas aconchegantes, camping, bares e restaurantes de boa comida e bebida bem gelada.

 

O Turismo de Pesca Esportiva, de Aventura e Ecológico, são algumas das boas opções para você conhecer o município, incluindo o Turismo Étnico, devido a presença indígena Karajá na aldeia Buridina. Considerada “Cidade Portal do Araguaia”, Aruanã oferece lazer em seus rios de lindas praias que atraem milhares de turistas, de todas as partes do Brasil.

 

Em 1849, uma lei do império criou, próximo à aldeia Karajá, o presídio Leopoldina, localizado próximo a um porto, o presídio foi destruído pelos Karajá, sendo reconstruído três anos depois formando-se ali um povoado.

 

Com a criação da Comarca do Araguaia em 07/08/1875, o povoado logo evoluiu-se para distrito. Nesta época, a comunicação com a capital Vila Boa era feita a pé, ou em burros e mulas, com duração de até 5 dias. O isolamento, do então distrito de Santa Leopoldina, levou os moradores a improvisarem meios de sobrevivência. Por exemplo, a linha de pescar era feita com fios do rabo de cavalo, torcida e emendada, sendo os anzóis feitos com alfinetes.

 

Em 18/12/1958, o então Governador José Feliciano Ferreira, concedeu a emancipação política do distrito, passando a chamar-se Aruanã, nome de um peixe abundante na região, o qual ilustra o brasão do município. Aruanã é, também, o nome de uma dança sagrada dos Karajá.

 

Esse município é escolhido como lugar de férias, descanso, para milhares de turistas, personalidades políticas, artistas e empresários, devido a exuberante beleza natural de seus rios e centenas de lagos. Estes são verdadeiros berçários que repovoam a ictiofauna do rio Araguaia.

 

A cidade de Aruanã vive do turismo. Rios, praias, muita beleza, lazer e tranquilidade, fazem de Aruanã um lugar ideal pra ser feliz!

Aruanã

Fundação: 1958

Aniversário: 18 de dezembro

Gentílico: Aruanense

População: 9.138 habitantes

Área: 3.055,292 km²

Localização: ver mapa