24/06/2015 às 18:49 EM

Qualidade da Gestão em Goiás

Aruanã tem a oitava melhor gestão fiscal no Estado de Goiás, revela o índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado no último dia 18 e que pesquisou 219 das 246 cidades goianas. No ranking nacional alcançou a 110ª colocação.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) considera receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida do município no ano de 2013, atribuindo nota de 0 a 1.

Aruanã recebeu nota geral de 0,7253. Sendo: 0,8962 em gastos com pessoal; 1,0 em investimentos; 0,5857 em liquidez; e 0,8638 em custo da dívida.

O índice é uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.

Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).